FacebookInstagramTwitterVimeoYoutube

Praia Formosa

Praia Formosa Praia Formosa Praia Formosa Praia Formosa Praia Formosa Praia Formosa Praia Formosa Praia Formosa Praia Formosa Praia Formosa Praia Formosa Praia Formosa

Esta praia tem um forte contexto histórico para a Madeira, mais precisamente para o Funchal. Em 1508, foi a “porta de entrada” dos corsários franceses que assolaram a capital madeirense com violento saque.

Localizada a oeste do concelho do Funchal, a 10 minutos de carro, e 25 minutos a pé, do coração da cidade, a Praia Formosa é a única praia pública que, através de uma promenade, une duas cidades da região, o Funchal e Câmara de Lobos.

Com uma extensão de 2 km, divide-se em quatro praias de areia e calhau, conhecidas por Praia Nova, Formosa, dos Namorados e do Areeiro. A qualidade da água do mar é certificada pela Bandeira Azul da Comunidade Europeia. É considerada por muitos madeirenses e turistas a sua praia de eleição.

A Praia Formosa é acessível a todos, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade, sendo esta a única praia do país adaptada para invisuais, pelo qual foi premiada com o galardão de “Praia Acessível 2015”.

 

Acessibilidades:

- Adaptada para invisuais, dispondo do sistema Audioplage. Este sistema permite que pessoas cegas ou de mobilidade reduzida nadem livremente, em total autonomia e em condições de segurança excelentes, com o auxílio dos seguintes equipamentos disponíveis:

         - Linha de bóias equipadas com sensores, que informam, através de sinais sonoros, os utentes sobre a profundidade do mar, indicando também a distância da praia e a direcção da mesma.

         - Pulseira que permite saber exatamente onde o utente se localiza em relação às bóias e estão dotadas de botões que, quando pressionados, permitem saber a localização em relação a uma das três bóias.            Ainda contém um botão de emergência que, quando acionado, alerta um nadador salvador.

- Existem três cadeiras de rodas que ajudam no processo de entrada no mar: uma denominada por “hipocampe leisure” e duas do modelo “Tiralo”.

- Disponíveis também conjuntos de canadianas anfíbias.

- O processo de entrada e saída no mar é realizado através de um estrado em madeira, que permite ajudar as pessoas de mobilidade reduzida a chegar ao mar. Ao longo do estrado encontram-se painéis informativos quer para os cegos, quer para o público em geral, com informação em português, inglês e em linguagem braille.

Esta praia possui o galardão de Praia Acessível 2015 sendo que, tem um acesso pedonal fácil e livre de obstáculos, desde a via pública ao estacionamento ordenado com lugares reservados para viaturas de pessoas com deficiência, até ao acesso pedonal acessível até à zona de banhos de sol. As instalações sanitárias são adaptadas e ainda existe um posto de primeiros socorros acessível e existência de nadador salvador.

Informações

banner Funchal, capital do arquipélago da Madeira, foi declarada cidade nos anos 1500 e tornou-se um importante ponto entre o velho e o novo mundo. A descontraída cidade deve muito de sua importância histórica ao "ouro branco", o açúcar da Ilha da Madeira. Hoje, Funchal é famosa por seu clima, vinho e artesanato atraentes. Os principais pontos turísticos incluem o Mercado dos Lavradores, as Bodegas Blandy e o Museu de Arte Sacra. Habitantes amistosos, ruas tranquilas e táxis baratos tornam a cidade fácil de percorrer. VER TRIPADVISORseta Mapa Turístico do Funchal

Visit Funchal | 2017 © Copyright