FacebookInstagramTwitterVimeoYoutube

Especialidades Únicas

Gastronomia Gastronomia Gastronomia Gastronomia Especialidades Únicas Especialidades Únicas Especialidades Únicas Especialidades Únicas Especialidades Únicas Especialidades Únicas Especialidades Únicas Especialidades Únicas Especialidades Únicas Especialidades Únicas Especialidades Únicas

O Funchal apresenta uma gastronomia variada, que prima por uma fusão entre a cozinha tradicional e contemporânea, remetendo-nos para uma fusão de paladares, devido aos diversos produtos regionais de grande qualidade que são confecionados através das especialidades regionais.

Entre os pratos mais tradicionais, destacamos a famosa espetada em pau de loureiro e a carne de vinho-e-alhos, que normalmente é confecionada na época natalícia. Os petiscos de eleição na região são as lapas e caramujos, que normalmente são sempre uma boa sugestão de entrada, acompanhados pelo tradicional bolo do caco.

Também incluindo o peixe (espada, atum,...) e marisco, à variedade das frutas - banana, anona, abacate, papaia, maracujá,... - , a cozinha madeirense é, então, o reflexo da história do seu povo.

 

ESPETADA

A espetada é o prato típico madeirense por excelência, sendo originalmnete confecionado com carne de vaca cortada em cubos e em espetos do pau de loureiro. Durante muito tempo estas espetadas só era servidas nos arraiais ou romarias madeirenses. Com o passar do tempo, em vez dos espetos do pau de loureiro, que dava à carne um sabor sui generis, passaram a serem substituídos por espetos de ferro ou alumínio. Foram também introduzidos novos acompanhamentos, nomeadamente a salada, o milho frito e ainda o Bolo do Caco que, de certa forma viria a substituir o pão caseiro dos arraiais.

131 milho frito

 

LAPAS

Servidas como entrada e na sua forma mais natural, as lapas (pretas ou brancas) são apresentadas numa frigideira com manteiga e alho e temperadas com sumo de limão.

lapas

 

BOLO DO CACO

O Bolo do Caco é um ex-libris da gastronomia Madeirense. Apesar de ter o nome de bolo, este é na verdade um tipo de pão. O Bolo do Caco é um alimento que estabelece uma ligação entre o pão madeirense e o pão que o povo hebreu cozia, como é referido no Antigo Testamento. Confecionado com farinha de trigo, fermento caseiro, água e sal, é amassado e depois de levar a massa é cortada em pedaços arredondados e achatados. É cozido numa pedra (o caco) previamente aquecida. Este pão é comido quente com ou sem manteiga de alho.

bolo do caco 3

 

PEIXE E MARISCO

Sendo o Funchal a cidade atlântica por excelência, a sua gastronomia está repleta de sabores do mar. Os peixes e mariscos são saborosos e cozinhados com tradição, como os filetes de peixe-espada preto, bifes de atum ou polvo, entre muitos outros, acompanhados com o estaladiço milho frito.

MERCADO 5

 

VARIEDADE DE FRUTAS

Numa breve visita ao Mercado dos lavradores poderá evidenciar a enorme variedade de frutas que se diferenciam por apresentarem características especiais devido à sua origem e ao modo particular de produção. Destacam-se, principalmente, os frutos mediterrânicos e tropicais, pelo facto da ilha apresentar um clima ameno e tropical que favorece o cultivo destes produtos subtropicais que fazem parte da gastronomia tradicional madeirense, há já largos anos, entre os quais a banana da madeira, a abacate, o maracujá, a anona, a manga, a goiaba,...

mercado 1

banner Funchal, capital do arquipélago da Madeira, foi declarada cidade nos anos 1500 e tornou-se um importante ponto entre o velho e o novo mundo. A descontraída cidade deve muito de sua importância histórica ao "ouro branco", o açúcar da Ilha da Madeira. Hoje, Funchal é famosa por seu clima, vinho e artesanato atraentes. Os principais pontos turísticos incluem o Mercado dos Lavradores, as Bodegas Blandy e o Museu de Arte Sacra. Habitantes amistosos, ruas tranquilas e táxis baratos tornam a cidade fácil de percorrer. VER TRIPADVISORseta Mapa Turístico do Funchal

Visit Funchal | 2017 © Copyright