FacebookInstagramTwitterVimeoYoutube

Vinho Madeira

Vinho Madeira Vinho Madeira

O vinho Madeira iniciou a sua exportação para todo o mundo a partir do século XVIII. Os barris eram transportados em barcos, ficando sujeitos a inúmeras variações de temperatura até chegarem ao seu destino. O vinho que não era vendido, retornava à ilha, onde era verificado se estava muito mais aromático e com novo sabor. A partir de 1730, os barris de vinho Madeira começaram a ser enviados em longas viagens com o objetivo de apurar as suas qualidades.

No início do século XIX, os produtores iniciaram um estudo para descobrir uma forma de reproduzir os fenómenos de aquecimento e arrefecimento a que os vinhos eram sujeitos em alto mar. Após o estudo realizado, utilizaram a estufagem e o canteiro como processos utilizados para simular essas ações e consequentemente melhorar as qualidades do vinho. Os melhores Vinhos Madeira, são aqueles que provêm das vinhas plantadas nas zonas de menor altitude.

A casta Malvasia é a que desde tempos seculares se destacou na sua produção. Utilizam-se também na produção do Vinho Madeira, as seguintes castas: Sercial, Boal e Verdelho, que conferem quatro níveis de doçura ao vinho (doce, meio doce, meio seco e seco).

 

Curiosidades:

A celebração da Independência dos Estados Unidos da América, em 1776, foi celebrada com um cálice de Vinho Madeira, provavelmente por ser o vinho favorito de Thomas Jefferson. William Shakespeare fez referência ao “nosso” vinho, na obra” Henrique IV”, onde Falstaff é acusado de trocar a sua alma por “uma perna de frango e um cálice de Vinho Madeira”. Outro caso data de 1478, na condenação à morte de George de York, irmão de Eduardo IV de Inglaterra, que alegadamente escolheu morrer afogado dentro de um tonel de vinho Malvasia.

O período de envelhecimento do vinho determina a qualidade de um Madeira, que é classificado de acordo com os anos de envelhecimento: cinco, dez e quinze anos.

Os melhores vinhos da Madeira são aqueles que provêm das vinhas plantadas nas zonas de menor altitude.

Os vinhos de gama mais baixa são comercializados sem indicação de idade.

Além das extraordinárias qualidades relativamente aos aromas e sabor do vinho da Madeira, este generoso possui uma longevidade pouco comum. O Madeira é praticamente eterno, pois passados muitos anos após o seu engarrafamento, as suas características permanecem inalteradas.

Informações

Contactos

ADEGAS NO FUNCHAL - com visitas guiadas e provas de vinho

 

Blandy's

Localização: Avenida Arriaga, 28
Tel.: +351 291 740 100
Email: pubrel@madeirawinecampany.com

Site: www.blandys.com

Horários: Seg-Sex:10:00 – 18:30 Sáb: 10:00 – 13:00

 

D’Oliveira's

Localização: Rua Ferreiros, 107
Tel.: +351 291 720 784
Email: perolivinhos@hotmail.com

Horários: Segunda-feira - Sexta-feira: 09:30-18:00; Sábado: 09:30-13:00

 

H.M.Borges

Localização: Rua 31 Janeiro, 83
Tel.: +351 291 223 247
Email: perolivinhos@hotmail.com

Site: www.hmborges.com

Horários: Segunda-feira - Sexta-feira: 09:30-12:30 e das 14:00 às 17:30

 

banner Funchal, capital do arquipélago da Madeira, foi declarada cidade nos anos 1500 e tornou-se um importante ponto entre o velho e o novo mundo. A descontraída cidade deve muito de sua importância histórica ao "ouro branco", o açúcar da Ilha da Madeira. Hoje, Funchal é famosa por seu clima, vinho e artesanato atraentes. Os principais pontos turísticos incluem o Mercado dos Lavradores, as Bodegas Blandy e o Museu de Arte Sacra. Habitantes amistosos, ruas tranquilas e táxis baratos tornam a cidade fácil de percorrer. VER TRIPADVISORseta Mapa Turístico do Funchal

Visit Funchal | 2017 © Copyright