FacebookInstagramTwitterVimeoYoutube

Natureza

O Parque Ecológico O Parque Ecológico O Parque Ecológico O Parque Ecológico O Parque Ecológico O Parque Ecológico O Parque Ecológico O Parque Ecológico

O Parque Ecológico do Funchal, localizado a 12 km do centro, encontra-se numa zona montanhosa numa extensão de aproximadamente 10km2, que varia entre os 470 e os 1818 metros de altitude.

Na estrada regional 103, existe o Centro de Receção, responsável pela dinamização das atividades do parque e cuja conservação e recuperação da natureza conta com o envolvimento de diversas comunidades escolares, empresas e da população em geral, em especial no processo de reflorestação.

No Parque existe também um viveiro visitável, de plantas indígenas e endémicas, onde são produzidas as plantas destinadas à reflorestação. O controlo de plantas invasoras e a plantação de espécies autóctones vem sendo uma das prioridades que mais empenho e meios envolve.

É ainda possível encontrarmos um reservatório que no passado serviu para armazenar neve e granizo, o Poço da Neve, património cultural madeirense e cuja aparência lembra um iglo de esquimós. O gelo aqui guardado tinha como destino os hotéis e hospitais, numa época em que este era um bem raro.O seu transporte para o Funchal era feito em sacos de couro, que os homens levavam às costas através de uma vereda ainda existente, a Levada da Negra, que liga o Poço da Neve à Estrada Regional no sítio do Laranjal (Santo António) com uma extensão de 8km, percorrida em aproximadamente 3 horas.

A orografia, a paisagem, os parques de merendas e as boas acessibilidades viárias fazem do Parque Ecológico do Funchal um espaço de excelência para o lazer e para o desenvolvimento de atividades lúdicas e desportivas em contacto com o meio natural.

Informações

Horário Portão Sul – 08h30 – 19h00 / Portão do Pico Alto – 8h30 às 19h00
Encerrado: Apenas em caso de más condições atmosféricas
Contactos

291 784 700

pecof@cm-funchal.pt

Transporte Público: Empresa Horários do Funchal – Serviço Interurbano

Bilheteira Livre
banner Funchal, capital do arquipélago da Madeira, foi declarada cidade nos anos 1500 e tornou-se um importante ponto entre o velho e o novo mundo. A descontraída cidade deve muito de sua importância histórica ao "ouro branco", o açúcar da Ilha da Madeira. Hoje, Funchal é famosa por seu clima, vinho e artesanato atraentes. Os principais pontos turísticos incluem o Mercado dos Lavradores, as Bodegas Blandy e o Museu de Arte Sacra. Habitantes amistosos, ruas tranquilas e táxis baratos tornam a cidade fácil de percorrer. VER TRIPADVISORseta Mapa Turístico do Funchal

Visit Funchal | 2017 © Copyright