FacebookInstagramTwitterVimeoYoutube

Museu Militar da Madeira

Museu Militar da Madeira Museu Militar da Madeira Museu Militar da Madeira Museu Militar da Madeira Museu Militar da Madeira Museu Militar da Madeira Museu Militar da Madeira Museu Militar da Madeira Museu Militar da Madeira Museu Militar da Madeira Museu Militar da Madeira Museu Militar da Madeira Museu Militar da Madeira Museu Militar da Madeira Museu Militar da Madeira Museu Militar da Madeira Museu Militar da Madeira Museu Militar da Madeira Museu Militar da Madeira

Ícone da paisagem arquitetónica da baixa do Funchal, com atribuição da designação de Monumento Nacional no ano 1943, o Palácio de São Lourenço é uma fortaleza mandada erguer pelo rei Dom Manuel I no século XV, sendo constituído por fortaleza e palácio.

O Palácio dispõe de um núcleo museológico que exibe vários objetos de cariz militar e artístico com peças de artes decorativas, portuguesas e europeias, dispondo também de uma galeria de retratos reais.

Em 1991 tiveram lugar obras de requalificação de alguns espaços desocupados no interior do Palácio de S. Lourenço, como a antiga Casa da Guarda, por exemplo. Este espaço foi desde logo destinado para a futura instalação do Museu Militar. Depois da conclusão dos trabalhos de requalificação, foi inaugurada em 1992 uma Exposição Permanente, visitável.

O Museu Militar da Madeira foi criado em 1993 pelo Despacho 72/MDN/93 de 30 de junho. Está sob o Comando do Comandante da Zona Militar da Madeira e tem uma dependência técnica da atual Direção de História e Cultura Militar. O Museu Militar da Madeira foi reaberto com a atual configuração em 12 de maio de 2010 e com as temáticas expostas, aprovadas pelo Despacho 28/CEME/2009:

  • A Madeira no contexto da expansão portuguesa;
  • História Militar da Madeira;
  • Fortificações e Infraestruturas Militares da Região.

Atualmente tem uma Sala de Efeitos Visuais, inovadora e única na RAM, que através de um filme a 3 D e sensações várias, disponibiliza ao público uma forma diferente de tomar contacto com os 600 anos de presença militar no Arquipélago da Madeira.

Para além disso também foram recuperadas as salas que se encontram no Torreão Joanino do Palácio de S. Lourenço onde se pode ver a evolução da Bandeira Nacional ao longo da história e um conjunto de quadros que representam muitos dos fortes e fortalezas que constituíam a defesa do Funchal no princípio do século XIX.

 

Informações

Horário Segunda a sexta-feira das 10h00 às 17h00 e Sábado das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00
Encerrado ao domingo e feriados
Morada Palácio de São Lourenço, Avenida Zarco 9001-903 Funchal
Ver Google Maps
Bilheteira Pago
banner Funchal, capital do arquipélago da Madeira, foi declarada cidade nos anos 1500 e tornou-se um importante ponto entre o velho e o novo mundo. A descontraída cidade deve muito de sua importância histórica ao "ouro branco", o açúcar da Ilha da Madeira. Hoje, Funchal é famosa por seu clima, vinho e artesanato atraentes. Os principais pontos turísticos incluem o Mercado dos Lavradores, as Bodegas Blandy e o Museu de Arte Sacra. Habitantes amistosos, ruas tranquilas e táxis baratos tornam a cidade fácil de percorrer. VER TRIPADVISORseta Mapa Turístico do Funchal

Visit Funchal | 2020 © Copyright