FacebookInstagramTwitterVimeoYoutube

Comissão Europeia distingue medidas da Câmara do Funchal

terça, 20 agosto 2019

As passadeiras sensorizadas na Estrada Monumental/ Avenida do Infante e o projeto “Kiss & Ride” foram eleitas pela Comissão Europeia como boas práticas europeias de mobilidade. As passadeiras inteligentes estão em funcionamento desde meados deste ano “numa solução que veio aliar a segurança pedonal e rodoviária à eficiência energética”. Consistem num sistema de retroiluminação inteligente nas passadeiras, através de sensores e sinalização dinâmica, tanto na vertical como na horizontal, que reagem à proximidade dos peões. No momento em que é detetado um pedestre que pretenda atravessar a rua, a luz no pavimento e a iluminação superior são ativadas automaticamente, aumentando a visibilidade para peões e condutores.

Para além das passadeiras inteligentes, foram ainda distinguidos como práticas de excelência a nível europeu os corredores Kiss & Ride implementados pela autarquia junto a escolas do concelho, numa medida introduzida em 2015. O objetivo é facilitar a entrada e saída de passageiros que depois continuem a pé até o seu destino final. A implementação de corredores Kiss & Ride leva à supressão do estacionamento em paralelo na faixa de rodagem, o que faz com que os alunos não atravessem entre veículos e aumenta a segurança dos utilizadores das passadeiras junto às entradas das escolas.

 

Fonte: Diário de Notícias

banner Funchal, capital do arquipélago da Madeira, foi declarada cidade nos anos 1500 e tornou-se um importante ponto entre o velho e o novo mundo. A descontraída cidade deve muito de sua importância histórica ao "ouro branco", o açúcar da Ilha da Madeira. Hoje, Funchal é famosa por seu clima, vinho e artesanato atraentes. Os principais pontos turísticos incluem o Mercado dos Lavradores, as Bodegas Blandy e o Museu de Arte Sacra. Habitantes amistosos, ruas tranquilas e táxis baratos tornam a cidade fácil de percorrer. VER TRIPADVISORseta Mapa Turístico do Funchal

Visit Funchal | 2019 © Copyright